Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil aponta que 44% da população brasileira não lê


Foto: Leonardo Finotti

        Realizada pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro, entidade mantida pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), a pesquisa ouviu 5.012 pessoas, alfabetizadas ou não. Isso representa, segundo o Ibope, 93% da população brasileira.
Os dados foram revelados no último dia 18, e integram a quarta edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.
Para a pesquisa, é leitor quem leu, inteiro ou em partes, pelo menos 1 livro nos últimos 3 meses. Já o não leitor é aquele que declarou não ter lido nenhum livro nos últimos 3 meses, mesmo que tenha lido nos últimos 12 meses.
De acordo com a pesquisa, a Bíblia é o livro mais lido, em qualquer nível de escolaridade. Em termos de gênero, as mulheres leem mais. São 59% de leitoras em comparação aos 52% de leitores homens.

Entre as principais motivações para ler um livro, entre os que se consideram leitores, estão gosto (25%), atualização cultural ou atualização (19%), distração (15%), motivos religiosos (11%), crescimento pessoal (10%), exigência escolar (7%), atualização profissional ou exigência do trabalho (7%), não sabe ou não respondeu (5%), outros (1%). 

Deixe um comentário