Os tipos de teatro

 
Ontem, dia 27, foi comemorado o dia mundial do Teatro, e é claro que o Legenda Cultural não deixaria essa data tão importante passar em branco: na coluna de hoje, você conhecerá as formas como o teatro pode ser representado – e são muitas. 

 Teatro de sombras: É uma arte chinesa antiga que acabou se espalhando para todo o mundo. Nela, conta-se histórias usando bonecos de sombra. Os efeitos são atingidos através da movimentação tanto dos bonecos quanto da fonte de luz. Hoje em dia, algumas companhias são conhecidas por suas belas apresentações usando o próprio corpo para criar as sombras e todo o espetáculo. 

 Teatro de fantoches/bonecos/marionetes: Apresentação feita com fantoches, bonecos de manipulação ou marionetes, muitas vezes tendo até o palco, as cortinas e todos os detalhes construídos especialmente para a apresentação. 

 Teatro infantil: Numa visão geral, o teatro infantil contém personagens caricatas, roupas coloridas e é acompanhado com componentes musicais. Na maioria das vezes, as obras infantis têm uma moral da história com o intuito de agregar valores para o público-alvo. 

 Teatro de rua: Neste, os atores fazem uso do próprio corpo e voz para representar em espaço aberto/público, mais precisamente nas cidades. 

 Tragédia: Uma variante do drama, a tragédia é caracterizada pela seriedade e dignidade, envolvendo um conflito entre uma personagem e algum poder de instância maior (deuses, sociedade, lei e etc) 

Comédia: Na Grécia, a arte era representada pelas máscaras da tragédia e da comédia, posteriormente sendo diferenciadas por Aristóteles como: a tragédia tratando-se de homens superiores (heróis) e a comédia, inferiores (pessoas comuns). Hoje a comédia encontra um espaço e valorização para manifestações críticas nas esferas da política, social ou econômicas. É fortemente consumida pela massa e admirada por grande parte do público. Uma das suas primeiras definições foi “o que é engraçado, que faz rir”. 

 Drama: Na Grécia Antiga, surgiu para descrever “ação”. A partir da análise de Aristóteles que dividia a literatura de sua época em narrativo, épico, dramático e misto, teóricos dividiram a literatura em narrativo, dramático e lírico. Drama é usado, também, para definir gêneros de filmes, cinema, televisão, teatro e etc. Também é considerado drama a obra de teatro/filme que possua situações tensas e conflituosas em sua maioria.

 O teatro se estende em muitas outras facetas, se adaptando com o passar dos anos e evolução da sociedade. Também são fortemente conhecidos e reproduzidos: os musicais, os monólogos, óperas, melodramas, tragicomédias, autos, teatro invisível, teatro lambe lambe, de revista e muitos outros.

Um comentário sobre “Os tipos de teatro

Deixe um comentário